domingo, 17 de abril de 2016


  • 17/04/2016 

Cozinha Americana

Conheça as características de uma cozinha americana, suas vantagens e desvantagens, assim como dicas preciosas para planejar uma.
Integrar a cozinha à sala permite criar um ambiente social perfeito. Que tal esta ideia? A bancada que separa os dois ambientes já funciona como mesa de jantar. Projeto: Santos&Santos Arquitetura

Tendências no planejamento de Cozinhas

Antigamente, a mesa de refeições ficava dentro da cozinha e era nela que ocorriam as reuniões de família. Com a vida agitada das grandes cidades, as pessoas passaram a cozinhar cada vez menos dentro das suas casas e a importância da cozinha como espaço social diminuiu.
No entanto, com o crescente movimento por uma alimentação mais saudável, com o aumento do custo de vida, a crescente tendência de receber as pessoas em casa e de espaços residenciais cada vez menores,a cozinha voltou a fazer parte da área social.
Nos novos empreendimentos residencias a planta que mais encontramos é a da cozinha integrada à sala, sendo esta a principal característica da cozinha americana. Em algumas plantas também encontramos esta disposição com o nome de Cozinha Gourmet.

O que é Cozinha Americana?

É uma cozinha integrada à sala, podendo ser separada desta por uma meia parede (parede usada como divisória, que não fecha totalmente o ambiente), por mobiliário com armários ou até mesmo por somente uma bancada/mesa para separar os 2 ambientes. Dependendo do layout, do gosto e do estilo de vida do proprietário a bancada que divide a cozinha pode possuir pia, cooktop ou ser uma bancada de refeições.

Abaixo alguns exemplos de residências com Cozinha Americana:

Modelo 1 – Cozinha separada da sala por uma meia parede (esta é utilizada como apoio para o painel da TV, voltado para sala). A bancada de refeições integra os dois ambientes. 

Modelo 2 – Cozinha separada da sala por um balcão com cooktop e coifa.

Modelo 3 – Cozinha separada da sala pelo mobiliário. Fonte: Delas Arquitetura "24 cozinhas americanas para se inspirar".

Analisando estes três modelos, podemos ver que a disposição da cozinha americana proporciona um estilo de casa contemporânea, descolada e atual. Esta é uma tendência em todos os tipos de residências, como também em diferentes classes sociais.
Mas não podemos deixar de falar que todos os tipos de ambientes possuem pontos positivos e negativos.

Pontos Positivos de uma Cozinha Americana

  • Para ambientes pequenos este tipo de cozinha é o mais indicado, pois como não possui parede de divisão permite um melhor aproveitamento do espaço;
  • Dependendo do número de pessoas que vivem na residência e do número de lugares para sentar, uma bancada de refeições é suficiente, substituindo assim a mesa de jantar, fazendo com que a sala ganhe mais espaço;
  • É a melhor opção de cozinha para pessoas que gostam de cozinhar e de estar junto com seus convidados durante a preparação das refeições, pois sua disposição permite e facilita a socialização;
  • Para pessoas que não costumam cozinhar em casa e precisam somente de um ambiente pararefeições rápidas, é o tipo de cozinha ideal.

Pontos Negativos de uma Cozinha Americana

  • Como os ambientes são integrados, na hora da preparação dos alimentos o cheiro e a fumaça irão também para a sala. A utilização de coifa, neste caso, é de suma importância. Assim o proprietário não terá o espaço social da residência cheio de fumaça e nem passará pela situação desagradável dele e de seus convidados ficarem com o cheiro dos alimentos preparados. Mesmo se a residência não tiver uma saída externa para coifa, ainda é mais indicado utilizar uma, pois sua função de depurador é mais potente e eficiência do que os depuradores convencionais;

  • Neste tipo de cozinha, como não existe parede de divisão e nem porta para ser fechada, a louça suja e a bagunça da cozinha ficam visíveis. Por isso, é bom manter ela limpa e organizada.


Dicas preciosas para planejar uma Cozinha Americana

Agora, se você já adquiriu um imóvel com cozinha americana ou esta reformando para ter uma, alguns itens precisam ser observados e priorizados na hora do projeto, execução e instalação da cozinha.São eles:

  • Independente do tipo de cozinha, pesquisar o estilo de vida do usuário, procurar sempremanter a setorização da cozinha em área úmida, cozimento, preparação e armazenamento. Leia mais: Como Planejar a Cozinha
  • Em caso de reforma, é de suma importância contratar um profissional para verificar se é possível a retira da parede para integrar a cozinha e a sala e também para não comprometer a estrutura da residência;
  • Sempre verificar a localização dos pontos hidráulicos, elétricos, de gás, e a necessidade de novos, principalmente no caso de uma bancada com cooktop ou pia. Examinar se é necessária a construção de sóculo para apoio dos móveis ou da bancada. Leia mais: Cozinha: Aspectos Construtivos
  • É muito importante analisar os revestimentos, materiais, acabamentos e pedras que serão utilizados, pois todos eles serão visíveis da parte social da casa e devem manter o mesmo estilo e padrão deste ambiente. É importante averiguar se os 2 ambientes terão o mesmo tipo de piso, caso não tenham, pensar em uma integração entre eles harmônica e compatível com o uso. Leia mais: Decoração de Cozinha Integrada: Piso
  • Julgar qual tipo de móveis, se o planejado ou sob medida, atenderá melhor às necessidades e a um melhor aproveitamento de espaço;
  • Os eletrodomésticos também são itens que irão compor os ambientes e ficarão visíveis, por isso é fundamental pensar em produtos com design e cores compatíveis com o restante da decoração dos 2 ambiente.
  • Medidas: dependerão do que será feito. Veja este artigo: Bancadas de Cozinha
  • Leve em consideração todos os apontamentos feitos aqui e converse com o profissional que irá projetar sua cozinha americana; assim você poderá usufruir deste ambiente da melhor forma possível, com a melhor solução para as suas necessidades

90 DICAS DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL

Publicado: 18/04/2016

Iluminação de sala de estar, sala de jantar, quarto, quarto de bebê, cozinha, banheiro, home teather, home office, espaço gourmet, corredor, biblioteca, closet, lavabo, área de serviço, garagem e exterior.



Iluminação de Sala de Estar

Norma NBR 5413 5.3.65 Salas de Estar
GERAL 100 150 200
LOCAL (leitura, escrita, bordado, etc) 300 500 750
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)

ARQUIVOS IES
Baixe e realize o cálculo luminotécnico no software de sua preferência, Relux, DIAlux, AGI 32 entre outros. Clique no link e acesse gratuitamente sem nenhum cadastro a biblioteca com todas as lâmpadas.

TABELA DE LÂMPADAS
O cálculo pela tabela é aproximado, indicado para pré dimensionamento. Clique no link e escolha as lâmpadas indicadas para altura do pé direito do ambiente e o efeito luminoso que deseja criar.



Iluminação de Sala de Jantar

NÃO ESPECIFICADA - Norma NBR 5413 5.3.65 Salas de Estar (próxima)
GERAL 100 150 200
LOCAL (sobre a mesa, quadro) 300 500 750
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS


Clique aqui e encontre o pendente perfeito.


Iluminação de Home Theater

NÃO ESPECIFICADA - Norma NBR 5413 5.3.8 Cinemas e Teatros (próxima)
DURANTE ESPETÁCULO (balizador) 1 / DURANTE O INTERVALO 30 50 75
Deixamos a sugestão de um sistema auxiliar para limpeza em torno de 150
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS



Clique aqui e conheça nossos plafons.



Iluminação de Home Officie

NÃO ESPECIFICADA - Norma NBR 5413 5.3.14 Escritórios (próxima)
Escritório geral 300 500 750
Dica! Esse nível é bem elevado se o escritório estiver integrado com outro ambiente, desconsiderar para não ficar discrepante. Utilize luminárias localizadas no plano de trabalho como pendentes, e garanta uma boa luminosidade só sobre a mesa. 

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS



Iluminação de Espaço Gourmet

NÃO ESPECIFICADA - Norma NBR 5413 5.3.65 Salas de Estar (próxima)
GERAL 100 150 200
LOCAL (sobre a bancada, ilha, quadro) 300 500 750
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)
Geralmente é integrado com a sala, por isso trabalhamos com os mesmos conceitos usados em sala. Se tratar como iluminação convencional de cozinha pode ficar discrepante com o restante da sala.

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS




Iluminação de Cozinha

Norma NBR 5413 5.3.65 Cozinhas
GERAL 100 150 200
LOCAL (fogão, pia, mesa) 200 300 500
LEMBRETE! Esse nível é de cozinha residencial, no caso de cozinha industrial as normas são bem mais rígidas consulte.

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS



Iluminação de Corredor

Norma NBR 5413 5.3.65 Hall, Escadas, Despensas, Garagem
GERAL 75 100 150

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS


Clique aqui e conheça nossos balizadores.



Iluminação de Biblioteca Residencial

NÃO ESPECIFICADA - Norma NBR 5413 5.3.5 Bibliotecas (próxima)
Sala de Leitura 300 500 750
Recinto das Estantes 200 300 500
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)
Dica! Esses níveis de iluminação elevados e “chapados” são adequados para uma biblioteca pública de grande circulação, no caso de uma biblioteca residencial, aposte em uma iluminação com um clima mais decorativo, confira as sugestões. Trabalhe com iluminação pontual e garanta os níveis somente nos pontos chaves.

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS


Clique aqui e veja mais opções de arandelas.



Iluminação de Quarto

Norma NBR 5413 5.3.65 Quartos
GERAL 100 150 200
LOCAL (penteadeira, quadro) 200 300 500
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS


Conheça nossa linha completa de leds.



Iluminação de Quarto de Bebê

Norma NBR 5413 5.3.65 Quartos
GERAL 100 150 200
LOCAL (penteadeira, quadro) 200 300 500
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS

O quarto de bebê tem algumas peculiaridades:

TROCADOR – faça uma iluminação similar ao de um plano de trabalho de 300 a 500 luz, uma dica é usar 2 spots de PAR20 por exemplo, lembre que devem estar em um circuito independente.

BALIZADOR – pode utilizar o modelo de parede, seu objetivo é permitir a circulação segura pelo quarto sem acordar o bebê com a luz geral, sua luz fica apenas no plano do piso.

LUZ GERAL – procure por sistemas indiretos que são indicados para qualquer tipo de quarto, porém busque uma solução dimerizável que permita a variação de intensidade, isso ajuda a criar cenas mais relaxantes e acalmar o bebê.

LUSTRE – de preferência aos modelos com míni cúpulas, ou com algum sistema de controle ótico, ao se deitar se tem visão direta da peça. 



Iluminação de Closet

NÃO ESPECIFICADO
Sugerimos sempre um nível elevado de 500 a 750 lux, trata-se geralmente de um ambiente pequeno, boa luminosidade reduz essa percepção. A luz com nível elevado aumenta a acuidade visual, ela irá ajudar por exemplo localizar uma camiseta apenas pela cor em meio a uma pilha dentro de uma gaveta.

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS



Iluminação de Banheiro

Norma NBR 5413 5.3.65 Banheiros
GERAL 100 150 200
LOCAL (bancada da pia) 200 300 500
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS

SANCA
Saiba como dimensionar a potência correta do led.

O MITO DA PAR20 NO BANHEIRO
Antigamente se utilizava lâmpadas halogeneas e o modelo de PAR20 era blindado por isso era indicada para banheiro. Contudo é existe um vício de projeto de colocar PAR20 LED principalmente no box, não está errado. Porém hoje temos muito mais possibilidades, pode usar a dicroica também e até a mini dicroica. Um exemplo de aplicação é o mini spot em sequência lavando de luz a parede com um revestimento especial e oferecendo uma luz lateral no box. O segredo está na luminária que deve oferecer proteção a lâmpada.

ILUMINAÇÃO DE BANHEIRA
Faça um circuito independente e coloque lâmpadas ou crie uma sanca com fita de led colorida. Não se esqueça de que se trata de uma iluminação decorativa e que o ambiente deve contar também com uma iluminação funcional.



Iluminação de Lavabo

Norma NBR 5413 5.3.65 Banheiros
GERAL 100 150 200
LOCAL (bancada da pia) 200 300 500
(nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux)

Dica! Desconsidere a norma no caso de lavabo, não é um banheiro funcional, não é necessário luz geral “chapada”. Pode colocar apenas spots sobre a bancada da pia. Outra opção seria uma arandela ou pendente decorativo apenas.

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS 



Iluminação de Área de Serviço

NÃO ESPECIFICADA – Norma NBR 5413 5.3.65 Cozinhas (próxima)
GERAL 100 150 200
LOCAL (tanque, tábua de passar) 200 300 500

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS



Iluminação de Garagem

Norma NBR 5413 5.3.65 Hall, Escadas, Despensas, Garagem
GERAL 75 100 150

ARQUIVO IES
Baixe e realize o cálculo luminotécnico no software de sua preferência, Relux, DIAlux, AGI 32 entre outros. Clique no link e acesse gratuitamente sem nenhum cadastro a biblioteca com todas as lâmpadas.

ARQUIVOS IES
TABELA DE LÂMPADAS

Evite o uso de pendentes a não ser que tenha um pé direito acima de 2,5 metros. Especifique luminárias para uso externo blindadas, para facilitar a limpeza e aumentar a durabilidade.

A dica é buscar soluções criativas, trata-se de um nível de iluminação baixo, é fácil de atender. Também não existe muitas restrições pode usar luminárias de luz geral, spot, iluminação indireta. Veja a seguir uma sugestão feita com embutido de piso criando um efeito up light na parede bem marcado. 




Iluminação Externa

A norma não especifica nada. A nossa sugestão são níveis bem baixos. Como se trata de um local residencial de baixa circulação não é necessários uso de postes altos uma iluminação homogênea.

POSTES
Use postinhos balizadores até 50 cm de altura, em área externa, a maior parte da luz se revela no piso. A luz baixa é bem vinda. No caso de usar um poste decorativo procure modelos entre 2 a 2,3 metros para ficar acima da altura do olho e não ofuscar. Aquele modelo antigo com difusor tipo globo, tem muita perda de luz para cima, em área externa procure os modelos que direcionam a luz para baixo.

REFLETORES
É possível os esconder nas partes altas da arquitetura, como estão distantes do piso e possuem faixo aberto conseguem “lavar” grandes áreas. Não os coloque no piso e os projete para arquitetura, isso cria um “ar” comercial, sem contar que se hover área de circulação próxima irá ofuscar bastante.

BALIZADORES DE PISO
São muito usados, definem circulações, limites de deck, sinalizam degraus, pode se usar em quantidade, eles são para serem vistos diretamente, não para iluminar algo. A deia é criar com eles uma percepção do ambiente sem ter que “lavar” de luz, isso é sofisticado além de proporcionar muita economia energética um tema cada vez mais importante.

EMBUTIDOS DE SOLO
É o principal item em iluminação de jardim residencial. Existe uma gama enorme de equipamentos de led de 400 lúmens que é indicado para até 3 metros de altura até 1.400 lúmens que pode iluminar uma árvore com 10 metros de altura. Também explore os ângulos de abertura, um ângulo de 12° é indicado para um pilar ou palmeira enquanto o de 30° pode ser usado em um arbusto ou muro.

ESPETO
O ideal é usar o embutido de solo sua instalação é mais estável além de ficar mais discreto. Use o espeto no caso de vegetações altas como a grama amendoim, que ao crescer pode tapar a luz do embutido.